Senado Federal Aprova Reforma Tributária Sobre o Consumo

O Substitutivo da PEC no 45/2019 foi aprovado esta semana pelo Senado Federal, marcando um avanço significativo na possível concretização da Reforma Tributária sobre o consumo no Brasil.

 

Embora as alterações ainda estejam sujeitas a discussões na Câmara, o texto constitucional revisado indica o início concreto da reforma do Sistema Tributário Nacional. O Substitutivo propõe a unificação de tributos federais, estaduais e municipais, introduzindo o chamado IVA Dual (CBS [PIS/COFINS/IPI] e IBS [ICMS/ISS]) e buscando simplificação e racionalização na tributação do consumo.

 

Entre seus pontos positivos estão a transparência na tributação (por fora), a não cumulatividade ampla, desoneração de exportações e investimentos, além da redução do contencioso tributário.

 

No entanto, persistem incoerências e incertezas, como a falta de celeridade no ressarcimento de saldos credores de ICMS e a delegação excessiva à Lei Complementar de temas constitucionais. O texto aborda temas sensíveis, como a incidência do Imposto Seletivo, que pode impactar setores estratégicos para o crescimento do PIB.

 

Apesar de avanços, o Substitutivo reflete as complexas negociações políticas e interesses diversos. Espera-se que ele sirva como base para alcançar a melhor Reforma Tributária possível, superando divergências e promovendo simplificação, modernização e racionalidade no sistema tributário, contribuindo para o crescimento econômico do país.

 

Estamos acompanhando a evolução do assunto e em breve traremos mais notícias sobre a Reforma Tributária e impactos para empresas e consumidores. Nossos advogados estão à disposição para dirimir dúvidas sobre o impacto da reforma para setores específicos para o negócio da sua empresa. Entre me contato e agende uma reunião.

 

Por Dr. Yuri Cayuela, advogado, contador e head da área tributária do escritório Cerqueira Leite Advogados Associados.

Compartilhe!