Dr. Ricardo Leite, sócio fundador do CLA, participou do evento “Back in Business”, organizado pela revista The Economist e contou um pouco sobre sua experiência.

“Participei ontem de evento organizado pela revista “The Economist” intitulado Back in Business, que contou com a participação de lideres empresariais, políticos, acadêmicos, profissionais do direito etc., tais como Guilherme Leal da Natura, Sergio Moro, Ministro da Justiça, Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente.

A realização do evento em si, cuja ultima edição ocorreu em 2014, mostra que a imprensa internacional retomou seus olhos para o desenvolvimento do Brasil. Foi consenso entre os participantes que as reformas já aprovadas, como a trabalhista e a previdenciária, seguidas de reformas em curso, como a administrativa e tributária, vão propiciar ao Brasil crescimento consistente nos próximos anos. Também foi consenso que o setor da infraestrutura no país vai gerar inúmeras oportunidades de investimento.

Vivemos um momento importante na economia. Liquidez alta e juros baixos, o que facilita o crédito para os investimentos em bons projetos. Certamente há desafios a serem vencidos mas concluí minha participação no evento com uma visão mais otimista. Acredito também que precisamos cultivar esse otimismo. Cada cidadão; cada organização, na estrutura democrática do pais pode fazer a sua contribuição. O comportamento tóxico em apontar erros e falhas sem uma postura proativa em relação aos desafios da nação, não me parece ser a melhor atitude. Nesse contexto, os profissionais do direito desenvolvem um papel muito relevante pois contribuímos para a consolidação da segurança jurídica no país, bem extremamente valioso em qualquer ambiente social, mormente na arena dos negócios”.

 


Ricardo Cerqueira Leite

Sócio fundador. Mestre em Direito Comercial Internacional (LL.M) pela Universidade da Califórnia, UC-Davis, MBA em Gestão Empresarial pelo INPG. Especialista em Direito Tributário pelo Centro de Extensão Universitário. Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor de Direito Comercial. Cursou Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bacharel em Direito pela Universidade São Francisco. Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP.