Tributário – Receita espera nova alta no uso de certificado digital neste ano – 23/02/2015

O número de contribuintes pessoa física que utiliza o certificado digital, uma espécie de assinatura eletrônica, para fazer a declaração do Imposto de Renda aumenta a cada ano, segundo a Receita.

Em 2014, já foram 30 mil declarações enviadas com essa certificação, volume 36% maior do que no ano anterior.

O documento eletrônico aumenta a segurança contra fraude e ajuda o contribuinte a não cair na malha fina. Pela certificação digital, o contribuinte confirma a autenticidade de dados como nome, CPF e outras informações pessoais.

Para este ano, a Receita Federal estima que pelo menos 40 mil contribuintes deverão utilizar a assinatura eletrônica na declaração do IR.

O percentual de usuários da certificação, porém ainda é mínimo –0,11% das 27 milhões de declarações de IR entregues no ano passado.

Por este mecanismo, os contribuintes têm acesso à declaração pré-preenchida com dados inseridos pela Receita. Assim, basta conferir e confirmá-los.

Além da declaração do IR, a assinatura eletrônica pode ser utilizada também no preenchimento de documentos e impostos dos governos federal, estaduais e municipais. Também são aceitos na Justiça, além de cartórios, bancos e até nos bancos de dados de hospitais.

Em 2014, cerca de 2,5 milhões de certificados foram emitidos entre pessoas físicas e empresas. Em 2010, o número era de 1,3 milhão.

Há três formatos: cartão, que necessita de uma leitora on-line, token (espécie de pen-drive) ou o instalado no computador do dono do certificado. Para finalizar o processo, a emissão precisa ser feita presencialmente com a entrega de documentos de identificação à empresa.

THAIS FASCINA
DE SÃO PAULO

http://www.aasp.org.br/aasp/imprensa/clipping/cli_noticia.asp?idnot=18646