Casas de bitcoin usam registro improvisado e criam risco para o cliente

As tensões entre a regulamentação e liberalização são comuns em uma sociedade aberta e democrática. Estas tensões atingem o seu mais elevado nível diante de novas tecnologias que desafiam o modo de pensar e entender os fenômenos sociais. Isto é o que ocorre atualmente com os investimentos em criptomoedas.

No Brasil a falta de regulamentação pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) não impede que as pessoas invistam pesadamente nas criptomoedas, mas, paradoxalmente, gera uma grande percepção de instabilidade no mercado. A quem recorrer ou responsabilizar no caso de fraude ou má gestão? A regulamentação é a melhor opção?

Se por um lado a regulamentação pelo Estado é uma opção, a tecnologia de controle de blockchain é a alternativa que surge em um mundo cada vez mais tecnológico e complexo e cuja sociedade demanda mais autonomia e descentralização, o que se constitui em um desafio para o direito tradicional.  O blockchain é uma contabilidade automática que usa a força computacional das máquinas dos usuários para realizar os registros e as reconciliações das transações. A revista The Economist no artigo The trust machine sintetizou o blockchain como sendo um livro público compartilhado, confiável, que todos podem inspecionar, mas que nenhum usuário controla. Os participantes em um sistema blockchain mantêm a “contabilidade geral” do banco de dados atualizada em tempo real. Além disso os dados registrados somente podem ser modificados de acordo com regras rígidas e se houver um acordo geral.

Conhecer e saber lidar com esta e outras tecnologias, bem como conciliá-las com o direito é o grande desafio dos juristas.

Por: Douglas de Castro, advogado e head da área ambiental e regulatória do Cerqueira Leite Advogados. Autor do artigo BLOCKCHAIN E AGENDA 2030, Revista Brasileira de Políticas Públicas, v. 7, n. 3, 2017,Universidade de Brasília.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/01/1952274-casas-de-bitcoin-usam-registro-improvisado-e-criam-risco-para-cliente.shtml

Fale Conosco   arrow

Encontre as informações que precisa sobre nossos serviços   

CERQUEIRA LEITE ADVOGADOS ASSOCIADOS.

Receba nossa Newsletter, cadastre seu e-mail