Tributação sobre os produtos consumidos na Páscoa

O próximo feriado de páscoa se aproxima e com isto o aumento pela procura de produtos tipicamente adquiridos nesta época do ano, a junção destes dois fatores aliado à alta carga tributária tende a afetar o bolso dos consumidores.

No último levantamento publicado pelo IBT, os consumidores pagam mais de 54% em tributos nos produtos de Páscoa. Os produtos que se destacam dentre os mais adquiridos são: o vinho (54,73%), o bacalhau (43,78%) e o ovo de páscoa (38,53%).

 Assim, os consumidores que pretendem presentear amigos e familiares, independentemente de pesquisas e escolhas, devem se preparar para contribuir sobremaneira com os cofres públicos. Assim, para reduzir este alto impacto dos tributos sobre referidos produtos, o recomendável é a velha fórmula de pesquisar, comparar e comprar apenas o necessário.

 Que a Páscoa seja repleta de amor, solidariedade e harmonia, mesmo sem muitos presentes e uma mesa farta. O importante é comemorar com a família e amigos.

 Segue abaixo tabela do IBPT com a carga tributária de alguns produtos consumidos na Páscoa:

 


Por Yuri Cayuela, advogado, contador e Head da área de TAX doescritório de advocacia Cerqueira Leite Advogados Associados.