Por que o Brasil vale a pena?

Foi com este tema que Barry Engle, presidente da GM, abriu sua palestra no último dia 18 de maio, em evento que contou com o apoio de Cerqueira Leite Advogados, FranklinCovey Brasil e BYU Management Society.

“Este é um momento em que todos devem se unir e ter foco no crescimento e melhoria da competitividade. A GM acredita no Brasil e no povo brasileiro. Estamos aqui há 91 anos e temos a certeza de que ainda temos muito a prosperar”. Com este espírito de otimismo Barry Engle, presidente da GM, abriu o evento, que reuniu empresários da indústria, varejo, consumo e serviços e advogados.

A palestra fez parte de uma série de eventos que a Cerqueira Leite Advogados vem desenvolvendo com executivos e advogados de diversos setores, visando a proporcionar  a seus clientes e parceiros um foro de discussão em meio ao momento de crise em que vive o país. Durante o evento, ocorrido na sede da FranklinCovey Brasil, o executivo salientou que é necessário que os empresários saibam ser flexíveis e abertos a novas oportunidades. “Se fizermos o nosso melhor, oportunidades inesperadas vão surgir e precisamos estar abertos para isso”. Além disso, ele frisou a importância de o líder acreditar na equipe e em seu potencial, ter confiança total do que está fazendo e apresentar um grande produto.

Acima de tudo, Engle destacou a importância de não se distrair com a volatilidade do mercado, afirmando que a taxa de crescimento do Brasil ao longo de 30 anos é mais interessante do que a da China, que apresentou grande crescimento, mas em um período curto.

Em vista disso, ele vislumbra um futuro de boas perspectivas para o mercado automobilístico. “Hoje, para mil pessoas, 198 possuem carros, enquanto nos EUA são 804”, ressalta. Diante desse potencial de mercado, Engle visualiza quatro grandes tendências que, certamente impulsionarão o setor: a conectividade, o compartilhamento, autonomia e alternativas de propulsão.

No aspecto da conectividade ele cita a tecnologia OnStar, que permite monitorar o veículo a distância, travar ou destravar as portas pelo celular, reservar restaurantes, marcar horário no salão de beleza, se informar das notícias do dia e até saber o horóscopo.

Além dessa tecnologia, ele aponta que os carros estão cada vez mais autônomos, praticamente dirigindo sozinhos. “Sabemos que hoje, 9 entre 10 acidentes, envolvendo veículos,  ocorrem por erro humano e acreditamos que com essas mudanças estamos auxiliando para que esse índice diminua”. Como exemplo, Engle citou a tecnologia Super Cruise que deve estrear em 2017 e possui, entre suas vantagens, a possibilidade de deixar as mãos livres do condutor, mesmo em trânsito.

Em termos de compartilhamento, Engle aponta a carona compartilhada como uma tendência de crescimento, principalmente nas grandes metrópoles. “Hoje, em um dia, utilizamos nossos veículos apenas 4% desse tempo. Nos outros 95%, ele fica parado”, afirma, concluindo que isso faz com que as pessoas procurem alternativas mais viáveis.

Por último, na parte de propulsão, o impulso está sendo no caminho da sustentabilidade, como o uso dos carros elétricos que antes estava previsto para ocorrer em 20 anos, mas que, para Engle, este futuro está mais próximo do que se imagina.

Como mensagem final, ele afirmou estar orgulhoso do Brasil, onde movimentos contra a corrupção ganharam mais força nos últimos anos o que, para ele, atrairá novos investidores para o país. “As empresas requerem do país onde pretendem se instalar de transparência, honestidade e integridade. E é isso que o Brasil precisa oferecer. Todos nós temos que ser o exemplo, trabalharmos juntos, para que o país possa crescer”. E, nesse aspecto, ele citou a questão da segurança jurídica como apoio para a empresa nas questões tributárias, principalmente diante das atuais mudanças ocorridas, e áreas básicas. “Através do apoio jurídico conseguimos maior estabilidade para seguirmos com nossas estratégias”.

Sobre o Cerqueira Leite Advogados

O Cerqueira Leite Advogados Associados é uma sociedade de advogados com atuação em variados segmentos do direito empresarial, que atua há mais de 10 anos no setor. Seus sócios fundadores são egressos de empresas nacionais e multinacionais de renome e congregam sólida experiência profissional decorrente dos vários anos de atuação jurídica.

O escritório está apto a atender todas as necessidades dos clientes nas diversas áreas do Direito, incluindo as esferas Cível, Tributária, Trabalhista e Empresarial, de forma preventiva ou contenciosa, em diferentes segmentos da economia. Presta serviços em todo território nacional e também no exterior por intermédio da atuação de seus correspondentes.