Foi aprovada, sem restrições, pelo CADE, a aquisição de negócios de conteúdo para educação da Editora Saraiva pela Somos Educação (atual denominação de Abril Educação).
A totalidade das quotas da Saraiva Educação, da Saraiva e da Siciliano, foram adquiridas por uma subsidiária da Somos Educação, a Editora Ática.
A Somos Educação tem, juntamente com subsidiárias, atividades dedicadas à educação básica, o ensino de idiomas e a formação do mercado de trabalho.
A Saraiva, além de outras atividades que não fizeram parte da negociação, edita e comercializa conteúdos direcionados à educação.
Para o CADE a operação permitirá que a Somos Educação participe de um mercado de educação superior, e gere oportunidades. Ainda, a operação fará com que a Somos Educação se integre verticalmente nas atividades do sistema de ensino, de livros didáticos, da edição de livros, gráfica, dos cursos de idiomas.
A integração vertical combina processos de produção, distribuição, vendas e outros processos econômicos. Funde dois negócios especializados em diferentes fases de produção. Onde produtos combinados satisfazem uma necessidade.
O CADE concluiu por ser uma aquisição que não gera preocupações concorrenciais relevantes.
FONTE: REUTERS – Luciano Bruno – 23.10.2015
Artigo comentado por Dra. Ingrid Mendonça, Líder da área de Direito Societário no Cerqueira Leite Advogados Associados.