Aquisição de parte da Saraiva pela Somos Educação, 23/10/1

Foi aprovada, sem restrições, pelo CADE, a aquisição de negócios de conteúdo para educação da Editora Saraiva pela Somos Educação (atual denominação de Abril Educação).

A totalidade das quotas da Saraiva  Educação, da Saraiva e da Siciliano, foram adquiridas  por uma subsidiária da Somos Educação, a Editora Ática.

A Somos Educação  tem, juntamente com subsidiárias, atividades dedicadas à educação básica, o ensino de idiomas e a formação do mercado de trabalho.

A Saraiva, além de outras atividades que não fizeram parte da negociação, edita e comercializa conteúdos direcionados à educação.

Para o CADE a operação permitirá que a Somos Educação participe de um mercado de educação superior, e gere oportunidades. Ainda, a operação fará com que a Somos Educação se integre verticalmente nas atividades do sistema de ensino, de livros didáticos, da edição de livros, gráfica, dos cursos de idiomas.

A integração vertical  combina processos de produção, distribuição, vendas e outros processos econômicos. Funde dois negócios especializados em diferentes fases de produção. Onde produtos combinados satisfazem uma necessidade.

O CADE concluiu por ser uma aquisição que não gera preocupações concorrenciais relevantes.

FONTE: REUTERS – Luciano Bruno – 23.10.2015

Artigo comentado por Dra. Ingrid Mendonça, Líder da área de Direito Societário no Cerqueira Leite Advogados Associados.